segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Arca de noé

Com cerca de 150 metros de comprimento, 25 de largura, 13.5 de altura e 40.500 metros cúbicos caberia um prédio de 65 andares nela; essa é a famosa arca de noé.


                          
                         
A arca foi construída com madeira de gofer. muitos deduzem pela tradução original no hebraico que é o cipreste. O cipreste era uma madeira utilizada antigamente em alguns lugares da Europa para construir caixas d'água, por ser um tipo de madeira que não estraga com a água.
como não precisou move-la para o mar porque com a intensa chuva as águas subiriam, então poderia ser construída por exemplo perto de uma floresta para não ter que carregar por um longo percurso a madeira.
Mais na próxima postagem vamos falar do tipo de impermeabilização que foi usada.

Estruturas pré-frabricadas

Fazendo um comparativo daquilo que foi feito no passado o modo como foi construido, com as peças todas se encaixando; nos nossos dias temos as estruturas pré-fabricadas, onde são moldades in-loco ou na fabrica, as paredes são todas encaixadas podendo construir até cinco pavimentos.Uma obra enxuta e rápida.
v Execução 
1) Preparação das fôrmas, com limpeza e aplicação de desmoldante.
2) Preparação da armadura de cada painel, introdução dos separadores tipo “caranguejo” entre telas, dos espaçadores plásticos para cobrimento das armaduras, dos eletrodutos e das caixas de elétrica. Para cada painel existe um desenho de armaduras e de instalações específico.
3) Verificação da conformidade das armaduras e seus cobrimentos com especificações de projeto.
4) Fechamento e travamento das fôrmas metálicas de uma bateria.
5) Lançamento do concreto nas fôrmas.
6) Desenforma após 20 horas de concretagem, desde que o concreto tenha resistência à compressão mínima de 8 MPa, e estocagem dos painéis.
7) Controle da qualidade do painel concretado, conforme procedimento específico, e execução de cura por aspersão de água por um período de 48 horas.
 Transporte e posicionamento do painel em local definitivo, no edifício. Os painéis são transportados em equipamento de transporte vertical ou pórticos rolantes, posicionados e colocados no local definitivo sobre uma camada de argamassa de assentamento.
9) Junção das armaduras de ligação de painéis-paredes adjacentes por meio de solda.
10) Posicionamento de fundo de junta.
11) Colocação de fôrmas metálicas na região das juntas entre painéis, para possibilitar preenchimento das mesmas com graute.
12) Grauteamento das juntas entre painéis.
13) Acabamento externo das juntas após a montagem final dos painéis, com selante.
14) Colocação das esquadrias externas nos ressaltos dos painéis, fixação com parafusos e acabamento da interface com o uso de selante de poliuretano na fresta entre a janela e o painel.
15) Posicionamento das lajes pré-moldadas sobre as paredes de painéis estruturais pré-moldados de concreto armado. São feitos o posicionamento das armaduras negativas das lajes e a concretagem complementar dos rebaixos das lajes, conforme indicado nos projetos.
Claro que hoje as técnicas de construir são muito mais avançadas do que antes, mais a idéia é a mesma, os recursos que não são.  eu entendo que se olharmos com mais atenção para o passado podemos copiar idéias fazer algumas modificações e ter grandes construções e novos processos construtivos.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

templo de salomão

Como transportar tanta madeira sem nenhum recurso tecnológico ?
A madeira era cortada e transportada por embarcações por diversos portos da fenícia e desembarcava em Jafa, e de lá até jerusalém eram 68 km transportados por animais.
Todos os edifícios eram feitos de pedras escolhidas, talhadas sob medida, serradas por dentro e por fora; O templo era pequeno para o número de funcionários utilizados, mas foi uma das obras públicas mais custosas da época. Foi edificado inteiramente com pedras e conta a Bíblia que enquanto se construía o templo não se ouvia nem som de martelo, machado ou de instrumento de ferro (1reis 6;7), então só ha uma conclusão que as peças eram todas encaixadas. tudo foi feito fora do local da construção do templo transportado até la e montado no local, o templo demorou cerca de 40 anos para ser construído. você pode achar que demorou muito mais na época haviam muitas guerras.Que processo construtivo fascinante para a época e surpreendente para nós.
 


Porque a expressão jerusalém de ouro ?

A tradição dos hebreus conta que quando o sol estava se pondo seus raios refletiam sobre as pedras e a cidade brilhava como ouro, as pedras pareciam blocos de ouro o templo ficava magnifico (cidade dourada).



Hoje no local do templo está construída a mesquita de Omã esta na foto, e os judeus querem construir o templo de novo, mais a mesquita ta la; uma hora isso vai da merda ... rsrs .

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

templo de salomão (antiga jerusalém de ouro)




Nessa primeira postagem estarei abordando um pouco da história desse templo os materiais usados e gostaria que vocês observassem o tanto de pião trabalhando.


 O Rei Salomão começou a construir o templo no quarto ano de seu reinado seguindo o plano arquitectónico transmitido por Davi, seu pai (1 Reis 6:1; 1 Crónicas 28:11-19). O trabalho prosseguiu por sete anos. (1 Reis 6:37, 38) Em troca de trigo, cevada, azeite e vinho, Hiram ou Hirão, o rei de Tiro, forneceu madeira do Líbano e operários especializados em madeira e em pedra. Ao organizar o trabalho, Salomão convocou 30.000 homens de Israel, enviando-os ao Líbano em equipas de 10.000 a cada mês. Convocou 70.000 dentre os habitantes do país que não eram israelitas, para trabalharem como carregadores, e 80.000 como cortadores (1 Reis 5:15; 9:20, 21; 2 Crónicas 2:2). Como responsáveis pelo serviço, Salomão nomeou 550 homens e, ao que parece, 3.300 como ajudantes. (1 Reis 5:16; 9:22, 23)

O templo tinha uma planta muito similar à tenda ou tabernáculo que anteriormente servia de centro da adoração ao Deus de Israel. A diferença residia nas dimensões internas do Santo e do Santo dos Santos ou Santíssimo, sendo maiores do que as do tabernáculo. O Santo tinha 40 côvados (17,8 m) de comprimento, 20 côvados (8,9 m) de largura e, evidentemente, 30 côvados (13,4 m) de altura. (1 Reis 6:2) O Santo dos Santos, ou Santíssimo, era um cubo de 20 côvados de lado. (1 Reis 6:20; 2 Crónicas 3:8)

Os materiais aplicados foram essencialmente a pedra e a madeira. Os pisos foram revestidos a madeira de junípero (ou de cipreste segundo algumas traduções da Bíblia) e as paredes interiores eram de cedro entalhado com gravuras de querubins, palmeiras e flores. As paredes e o tecto eram inteiramente revestidos de ouro. (1 Reis 6:15, 18, 21, 22, 29).

A bíblia relata que na construção desse templo não se ouvia barulho de martelo. como então era feito? na próxima postagem estarei abordando esse assunto, e direi poque a expressão "jerusalém de ouro".