quinta-feira, 20 de setembro de 2012

TELHADO

como tivemos uma aula sobre telhado deixo pra vocês algumas imagens inspiradoras e fico imaginando que deve ser difícil desenhar isto no CAD.
te-1.jpg (1024×683)

te-8.jpeg (1024×768)


telh-2.jpg (800×794)


Telhados que oferecem personalidade a construção!


MADEIRA

A madeira é um material utilizado em larga escala e há muito tempo na construção civil. Desde a estrutura até o acabamento, a madeira pode ser aplicada em diferentes áreas da edificação oferecendo bom resultado final, além de sua beleza natural.


Madeira para construção, conheça alguns tipos e cuidados!

o interessantemente é como a madeira pode ser utilizada de várias formas e fica tão bonito. mais a baixo algumas imagens de como algo tão milenar e atual ao mesmo tempo.


mad-1.jpg (600×744)

mad-10.jpg (500×688)

mad-6.jpg (640×854)

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

BETUME

Betume

O material utilizado para vedar a arca para que não entra-se aguá nela foi  o betume.

  Parte histórica


O nome betume era aplicado para designar essa forma de petróleo naturalmente encontrada, recebendo diversas denominações além das duas: asfalto, alcatrão, lama, resina, azeite, óleo de São Quirino. A bíblia cita lagos de asfalto, usado como impermeabilizante, para acender fogueiras e nos altares. nabucodonosor pavimentara estradas com ele na babilônia, os egípcios nos processos de mumificação e nas pirâmides. romanos deram-lhe fins bélicos, como combustível em lanças incendiárias, no que foram imitados pelos árabes.
Ainda na Bíblia, Deus mandara Noé calafetar com pez sua arca, tanto por dentro como por fora (Gênese, 6-14). Os sumérios e assirios usavam-no para tratar doenças de pele. Além dos fins rituais e medicinais, os egípcios serviam-se do betume para calafetar os canais de irrigação, os barcos e casas. Entre os incas recebeu um nome que significava "goma da terra", e este povo chegou a destilar o petróleo.
Os gregos consideravam o mineral como estratégico, e tinham reservas para seu uso. Quando os romanos adotaram a técnica de uso bélico do óleo natural, batizaram inicialmente, dado seu mau odor, de stercus diaboli, antes de chamarem-no óleo de pedra.

Utilização

Do betume são obtidos vernizes, massas de revestimento, bases para pintura. Para a pavimentação de ruas é utilizado o betume formado de resíduos do petróleo destilado.
Dentre suas inúmeras utilidades, é usado para tratar madeiras, como de curral por exemplo. Prolonga a vida útil e a protege do ataque de cupins.
É também utilizado para tapar as juntas de mosaicos e azulejos de pavimentos e paredes usando-se uma coloração específica, por exemplo, de uma cor próxima das peças referidas atrás. Aqui existem os de interior e exterior conforme a sua utilização.