Fazendo um comparativo daquilo que foi feito no passado o modo como foi construido, com as peças todas se encaixando; nos nossos dias temos as estruturas pré-fabricadas, onde são moldades in-loco ou na fabrica, as paredes são todas encaixadas podendo construir até cinco pavimentos.Uma obra enxuta e rápida.
|
v Execução
1) Preparação das fôrmas, com limpeza e aplicação de desmoldante. 2) Preparação da armadura de cada painel, introdução dos separadores tipo “caranguejo” entre telas, dos espaçadores plásticos para cobrimento das armaduras, dos eletrodutos e das caixas de elétrica. Para cada painel existe um desenho de armaduras e de instalações específico. 3) Verificação da conformidade das armaduras e seus cobrimentos com especificações de projeto. 4) Fechamento e travamento das fôrmas metálicas de uma bateria. 5) Lançamento do concreto nas fôrmas. 6) Desenforma após 20 horas de concretagem, desde que o concreto tenha resistência à compressão mínima de 8 MPa, e estocagem dos painéis. 7) Controle da qualidade do painel concretado, conforme procedimento específico, e execução de cura por aspersão de água por um período de 48 horas. Transporte e posicionamento do painel em local definitivo, no edifício. Os painéis são transportados em equipamento de transporte vertical ou pórticos rolantes, posicionados e colocados no local definitivo sobre uma camada de argamassa de assentamento. 9) Junção das armaduras de ligação de painéis-paredes adjacentes por meio de solda. 10) Posicionamento de fundo de junta. 11) Colocação de fôrmas metálicas na região das juntas entre painéis, para possibilitar preenchimento das mesmas com graute. 12) Grauteamento das juntas entre painéis. 13) Acabamento externo das juntas após a montagem final dos painéis, com selante. 14) Colocação das esquadrias externas nos ressaltos dos painéis, fixação com parafusos e acabamento da interface com o uso de selante de poliuretano na fresta entre a janela e o painel. 15) Posicionamento das lajes pré-moldadas sobre as paredes de painéis estruturais pré-moldados de concreto armado. São feitos o posicionamento das armaduras negativas das lajes e a concretagem complementar dos rebaixos das lajes, conforme indicado nos projetos.
Claro que hoje as técnicas de construir são muito mais avançadas do que antes, mais a idéia é a mesma, os recursos que não são. eu entendo que se olharmos com mais atenção para o passado podemos copiar idéias fazer algumas modificações e ter grandes construções e novos processos construtivos.
|
Visto.
ResponderExcluirProfª Ericka